terça-feira, 16 de março de 2010

CLÍNICA DE DIÁLISE DE MOSSORÓ



MANUAL DO USUÁRIO DA HEMODIÁLISE

MOSSORÓ 05 DE MARÇO 2010


AUTORA

Enfa. Aliciane Magalhães Responsável Técnica
COLABORADORES
Dr. Antônio Leite- Responsável Técnico Enf. Evilamilton Gomes de Paula- Enfermeiro assistencial Enfa. Lunara Gualberto- Enfermeiro assistencial

AGRADECIMENTOS

Aos pacientes, sempre queridos, que participaram das escolhas sobre os temas;
A direção desta unidade pelo estimulo dado pra que esse projeto pudesse ser finalizado, e a ajuda financeira para ser concretizado;
Aos profissionais da equipe multidisciplinar por fazer parte desta equipe;
A equipe de enfermagem pela dedicação, amor e carinho com que desenvolve a assistência aos pacientes.

OBJETIVOS

Este manual tem como objetivo permirtir ao usuário que conheça a unidade de Diálise e assim possam facilmente acompanhar a sua terapia para buscar sempre melhor qualidade no tratamento e na saúde. A Unidade tem como missão prestar assistência através de Equipe Multidisciplinar( Médicos, Enfermeiros, Nutricionista, Psicólogo, Assistente social) aos pacientes com Insuficiência renal crônica que necessitam do tratamento hemodialítico. Localizada na avenida Rio Branco 1200 sala A, funciona de segunda a sábado.
1- Primeiro Turno tem início às 7h00 2-Segundo Turno tem início às 12h00 3- Terceiro Turno tem início às 17h00


HEMODIÁLISE- UMA INTRODUÇÃO PARA PACIENTES E SEUS FAMILIARES


Muitas pessoas, ao redor do mundo, possuem uma doença crônica: a perda permanente das funções de seus rins. Para sobreviver, todas elas precisam de algum tipo de Terapia Renal Substitutiva. A falência renal pode afetar qualquer pessoa e pode ocorrer a qualquer momento da vida. A doença normalmente progride de forma gradual. Os sintomas nem sempre são percebidos, até que realmente necessite de tratamento.

O QUE OS RINS FAZEM NORMALMENTE?

A maioria das pessoas possui dois rins, que estão localizados nas costas, na altura da última costela. Suas funções principais incluem regular o conteúdo de água do corpo e filtrar os resíduos do sangue. Eles fazem isto, produzindo a urina. Os rins também servem para muitos outros propósitos úteis. Por exemplo, eles produzem uma grande variedade de hormônios que ajudam a: Fabricar as células vermelhas do sangue, de forma que o oxigênio possa ser transportado por todo o corpo. Produzir Vitamina D na sua forma ativa, o que assegura que os ossos sejam mantidos fortes e sadios. Manter a pressão sanguínea sob controle. Portanto você pode ver que, quando os rins param de funcionar, o corpo pode ser afetado de diversas formas. A maioria das pessoas com falência renal sente-se mal antes de iniciar o tratamento. Os sintomas variam, porém podem incluir náuseas e vômitos, perda de apetite, coceira na pele, cansaço, inchaço nas mãos e tornozelos e frequentes distúrbios de sono.

O QUE É A HEMODIÁLISE?

A hemodiálise é um tipo de tratamento que substitui a função do rim através da filtração artificial do sangue. Através da hemodiálise são retiradas do sangue substâncias que quando em excesso trazem prejuízos ao corpo, como a uréia, potássio, sódio e água.

COMO É FEITA A HEMODIÁLISE?

A hemodiálise é feita em hospitais ou clínicas por profissionais devidamente capacitados, sob coordenação do Nefrologista e Enfermeiro. Na hemodiálise a circulação é extracorpórea (fora do corpo). O sangue é retirado do paciente através de um acesso vascular com ajuda de uma bomba, passa por dentro de um filtro chamado dialisador capilar (membrana artificial), que em contato com a solução de diálise preparada na máquina, proverá a filtração do sangue. A remoção das substancias tóxicas e excessos de líquidos saem do sangue, atravessam o dialisador capilar e saem da máquina pela mangueira de drenagem, depois o sangue purificado retorna limpo para o paciente através do acesso vascular. Lembre-se: nunca falte a uma sessão de hemodiálise. Quando você deixa de fazer a diálise você pode estar arriscando sua vida. A máquina de diálise é sua aliada. Pergunte ao seu médico a enfermagem ou ao técnico como funciona a máquina, pois quanto maior seu conhecimento, maior será sua confiança e melhores os resultados do seu tratamento

QUANTO TEMPO DURA A HEMODIÁLISE?

Em geral, a hemodiálise é feita três vezes por semana, com duração de quatro horas. Podem existir variações neste tempo de acordo com o tamanho e a idade do paciente, assim como em mulher grávida. Adultos de grande porte podem necessitar de um tempo maior. É o médico quem determina a quantidade de hemodiálise que cada paciente precisa, de acordo com o estado de atividade do corpo, da alimentação e ingestão de líquidos. Não perca tempo: aproveite o tempo da sessão de diálise para ler, escrever, assistir televisão ou simplesmente dormir um pouquinho.

PODEM SURGIR PROBLEMAS DURANTE A HEMODIÁLISE?

É bastante comum sentir camibras musculares e queda rápida da pressão arterial (hipotensão) durante a sessão de hemodiálise. Esses problemas acontecem, principalmente, em conseqüência das mudanças rápidas no equilíbrio dos líquidos e do sódio. A hipotensão pode fazer com que você sinta fraqueza, tonturas, enjôos ou mesmo vômitos. Você poderá evitar muitas complicações se seguir à dieta recomendada, tomar poucos líquidos e tomar seus remédios nos horários corretos. Durante a sessão de hemodiálise, o médico ou a equipe de enfermagem deve ser comunicado caso você não esteja se sentindo bem, para que receba o tratamento necessário rapidamente.

O QUE É PESO SECO?

O peso seco é o seu peso ideal, com o qual você deve estar sentindo-se bem, sem inchaços, com pressão arterial normal. Este peso deve ser atingido ao término de cada sessão de hemodiálise. Quando se ingere muita água ou outros líquidos entre as sessões de hemodiálise, o seu peso pode ficar muito acima do peso seco e, além do inchaço, você pode sofrer intensa falta de ar, antes de chegar o momento de uma nova diálise. Para perder todo o peso durante a sessão você estará sujeito a caimbras, queda acentuada da pressão arterial, náuseas, vômitos e mal estar. Você se sentirá bem melhor se seguir à risca as determinações de seu médico quanto ao seu peso ideal.

A FÍSTULA ARTÉRIO-VENOSA

Para fazer hemodiálise é necessário um fácil acesso à sua corrente sanguínea para que o sangue possa circular até o dialisador capilar e retorne ao corpo. Este acesso é chamado de fístula artério-venosa (FAV). A fístula é uma ligação entre uma artéria com uma veia através de uma cirurgia. A dilatação da veia permite que agulhas de grande calibre possam ser inseridas, permitindo um fluxo de sangue adequado para a realização da diálise. Durante a sessão de hemodiálise duas agulhas são inseridas no paciente. Uma agulha que devidamente conectada a um equipo de sangue arterial permitirá a saída do sangue e entrada no dialisador capilar, retornando depois de filtrado pelo equipo de sangue venoso, conectado a agulha venosa e esta, ao paciente. O acesso vascular FAV da hemodiálise é a linha da vida do paciente, portanto, são necessários cuidados para sua preservação e manutenção. Uma fístula bem cuidada pode durar anos!!!

Siga os cuidados e orientações abaixo:

• Manter o local sempre limpo, lavando sempre com água e sabonete. Isto evita infecções que podem inutilizar a fístula. Qualquer sinal de inchaço e/ou vermelhidão deve ser comunicado imediatamente ao médico ou à equipe de enfermagem.
• Faça exercícios com a mão e o braço onde está localizada a fístula, isto faz com que os músculos do braço ajudem no amadurecimento da fístula.
• Evite carregar pesos ou dormir sobre o membro da FAV, pois a pressão sobre ela pode interromper seu fluxo. Não permita que seja verificado PA no braço da fístula.
• Não usar relógios e roupas apertadas que restrinjam o movimento e podem provocar traumas na FAV
• Não permita a retirada de sangue ou uso de medicamentos nas veias no braço da fístula, a não ser que seu médico autorize. As retiradas de sangue podem criar coágulos no interior do vaso e interromper seu fluxo e os medicamentos podem irritar as paredes das veias.
• Não permita as verificações de pressão no braço onde esta localizada a fístula, pois o fluxo de sangue pode ser interrompido.
• Caso aconteçam hematomas (manchas roxas) após uma punção, use compressas de gelo no dia, e água morna nos dias seguintes, conforme a recomendação médica ou da enfermagem.
• É sempre bom evitar as punções repetidas em um mesmo local da fístula, para que não se formem cicatrizes que dificultam as próximas punções.
• Tenha o hábito de palpar seu pulso na região da fístula para sentir o fluxo de sangue passando. Caso perceba que o fluxo está muito fraco, diferente do costumeiro ou que parou completamente, procure auxilio médico imediatamente, pois este é um sinal de mau funcionamento ou perda da fístula.

ACESSO TEMPORÁRIO – CATETER

O acesso temporário é utilizado em situações emergenciais ou durante o período de maturação da fístula artério-venosa.O acesso temporário pode ser instalado nas veias de grande calibre. O local onde o cateter foi instalado deve se manter sempre limpo e seco. Somente a equipe de enfermagem pode fazer os curativos do cateter. O local do cateter se for molhado pode causar uma grande infecção. Portanto, se o curativo molhar o paciente deve procurar o serviço de hemodiálise imediatamente. Evite dormir por cima do curativo; Caso apresente febre informar ao enfermeiro; Não permitir que ninguém manusei este cateter fora da clinica de diálise.

QUAIS SÃO OS MEDICAMENTOS USADOS NA HEMODIÁLISE?

VITAMINAS: algumas vitaminas perdem-se durante a diálise. A ingestão de vitaminas repõe o seu nível.
ACETATO OU CARBONATO DE CÁLCIO: fornece um suplemento de cálcio, além de evitar a absorção do fósforo e diminui a acidose do sangue. Reduzindo a absorção de fósforo evita-se a doença óssea do doente renal.
FERRO: para melhorar a anemia.
ERITROPOETINA: para aumentar a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea e corrigir a anemia.
VITAMINA D ATIVADA (CALCITRIOL): para aumentar a absorção intestinal de cálcio e melhorar a mineralização dos ossos.
ANTI-HIPERTENSIVOS: os pacientes com hipertensão arterial que não baixa depois da sessão de diálise necessitam de medicação para controlá-la. O médico indicará qual é o mais adequado para cada paciente.
OBS: Qualquer desses medicamentos, tomados sem controle médico, podem ter efeitos desastrosos. Por isso, é absolutamente imprescindível que cada paciente siga as instruções de seu médico.

O SUCESSO DA TERAPIA DEPENDE DE VOCÊ

Rins sadios trabalham 24 horas por dia, 7 dias por semana, para remover impureza do sangue. A hemodiálise não pode substituir completamente a função dos rins, portanto é vital que os pacientes sempre compareçam às sessões de Hemodiálise, mesmo que eles não se sintam dispostos para sair. A hemodiálise com o passar do tempo, se tornará rotina, no entanto é possível continuar trabalhando e manter uma vida familiar e social ativa. A falência renal pode muitas vezes causar dificuldades com as atividades sexuais e sociais. É importante buscar ajuda discutir o problema com seu parceiro, amigos e com a equipe da clínica. Como em qualquer doença crônica, podem existir momentos que os pacientes achem difícil de suportar. Conviver com a Hemodiálise pode ser estressante e muitos pacientes podem ocasionalmente se sentir ressentidos com seu tratamento. O mais importante é lembrar que você não esta sozinho. Existem muitas pessoas prontas para dar suporte e orientações, tanto a você, bem como, para seus familiares.
P.S alguns alimentos ricos em potássio são eles: banana, feijão, soja, batata, cenoura, beterraba, mandioca, batata doce e couve. Os alimentos ricos em fósforo são os derivados animal.

CUMPRA TODAS AS SESSÕES DE HEMODIÁLISE
TOME SOMENTE A MEDICAÇÃO PRESCRITA, NA DOSE E NOS HORÁRIOS INDICADOS ALIMENTE-SE BEM RESPEITANDO A DIETA INDICADA PELA NUTRICIONISTA TIRE SUAS DÚVIDAS COM A EQUIPE MÉDICA E DE ENFERMAGEM CONTE SEUS PROBLEMAS PARA A PSICÓLOGA E ASSISTENTE SOCIAL SE INFORME SOBRE O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO SERVIÇO
TRANSPLANTE RENAL

O transplante renal tornou-se o tratamento de escolha para a maioria dos pacientes com doença renal crônica. O transplante renal envolve o transplante de um rim de um doador vivo ou cadáver humano para o receptor com doença renal crônica. No caso de doadores vivos compatíveis, que possuem parentesco com o paciente. O paciente que desejar se inscrever na Central de Transplante deverá procurar o enfermeiro, médico ou assistente social para maiores informações.

DIREITOS DOS PACIENTES

Todo paciente tem direito:
• Horário garantido dentro do turno inscrito;
• Transporte coletivo público;
• Medicamento de alto custo, concedidos gratuitamente pelo SUS;
• Realizar exames laboratoriais mensais;
• Acompanhamento com médico nefrologista;
• Acompanhamento com equipe multidisciplinar: Enfermagem, Assistente Social, Nutricionista e Psicóloga;
• Inscrição ao transplante, desde que atenda as condições clínicas para entrar na fila única do transplante;
• Ser respeitado por todos os funcionários, médicos, outros pacientes e colaboradores da clínica;
• Lanche durante a sessão de hemodiálise (estabelecido pela nutricionista que sabe avaliar o que é melhor para os pacientes);
• Realizar hemodiálise trânsito (viajar para outras cidades), desde que avise com antecedência de 20 dias e que exista vaga no serviço da cidade destino de sua viagem;
•Observar a identificação do sistema, linhas e capilar.

DEVERES DOS PACIENTES

Todo paciente tem o dever:

• Respeitar os horários dos turnos e ser pontual; Não entrar na sala antes do horário ou autorização do enfermeiro responsável pelo turno
•Não intervir nas máquinas, isto é responsabilidade exclusiva dos funcionários;
• Avisar com antecedência de um dia em caso de falta, com motivos justificados;
• Cumprir os horários com transporte coletivo;
• Dialisar 4 horas em cada sessão (ou menos tempo de acordo com a prescrição médica);
• Respeitar os funcionários de todas as áreas;
• Não solicitar compra de quaisquer alimentos aos funcionários. Os mesmos não estão autorizados a saírem das dependências da clínica para atenderem solicitações de pacientes;
• Proibida a entrada de acompanhantes de pacientes na sala de diálise, sem autorização prévia;
• Usar o telefone da clínica para ligações particulares. Somente em caso de urgência e com autorização;
• Poltronas, máquinas de diálise, bancos, livros são de utilização de todos, portanto, cuidar bem. É seu patrimônio;
• Colaborar com a limpeza e ordem da clínica;
• Respeitar os colegas;
•Trazer agasalho para sala visto que, as mesmas, são climatizadas;
•Lavar membro da FAV antes da punção;
•Pesar-se na presença de um funcionário.

Um comentário:

  1. BOA TARDE MEU NOME É MARIA DE LURDES TENHO, 45 ANOS,MORO AQUI EM MOSSORÓ RN, EM 94 FIZ UMA CIRURGIA DE RIN.
    NA CIDADE DE FORTALEZA..AGORA EM 2009FIZ DUAS PERCUTANHA NA CIDADE DE NATAL..ESTOU RESUMUDO A HISTORÍA,FOI DECOBERTO QUE MEU RIN NÃO FUNCIONA MAS J[´BATI EM VARIAS PORTAS ,,É COMO AS PESSOAS NÃO ME OUVISSE,ESTOU NUMA FILA ENORME DE ESPERA,,PARA RETIRAR OS RIN ,,,SINTO MUITAS DORES MOMENTOS QUE NÃO CONSIGO NEM ANDAR ..ESTOU COM O CATETER HÁ NOVE MESES...SÃO MUITAS DORES MEU PROBLEMA,É CRONICO,,FOI ALERTADA QUE O MEU CATETO PODE ESTS PEDRADO MAS NADA FAZEM,TENHO UM LAUDO QUE POSSO ENTRAR EM ÓBIT A QUALQUER MOMENTO MAS NADA É RESOLVIDO..TEI DIAS QUE DOE MINHA BARRIGA,MINHAS COSTAS ENTERA MEU CORPO COMPLETO.ESTOU COMFIANDO EM DEUS QUE ELE FAÇA O MILAGRE EM MINHA VIDA,POR QUE AQUI NA TERR AS PESSOAS VALEM ALGUMA COISA QUANDO TEI COMNDIÇÃO FINANCEIODOS EXAMIS CONSTARA TENHO TODOS EXAMES CONSTATANDO O QUE ESTOU FALANDO,,LOUVO A DEUS PORQUE TENHO UM AFAMILIA QUE ME DAR APOI,QUANDO POLHAREM ESSE MEU RELATO..PEÇO A DEUS QUE TOQUE NO SEU CORAÇÃO PRA ME DAR UMA BENÇA DA MINHA CIRURGIA,,NÃO POSSO REALIZAR MINHAS TAREFAS DE CASA,SÓ SABE DO PROBLEMA QUE PASSA POR ELE QUE JESUS AMORO EM ABENÇOI VOÇE,,BOA TARDEMEU TELEFONE 91579116 MORO EM MOSSORÓ NA RUA DOTOR ENESTO DA FONSECA,BAIRRO DOM JAIME CAMARA....

    ResponderExcluir